O “II Encontro Sabores e Saberes” ocorreu hoje, 21 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro. Este ano, o Encontro se integra à programação comemorativa dos 90 anos da UFRJ e à “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.

">O “II Encontro Sabores e Saberes” ocorreu hoje, 21 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro. Este ano, o Encontro se integra à programação comemorativa dos 90 anos da UFRJ e à “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.

">
Categorias
Memória

Restaurante Universitário abriga “II Encontro Sabores e Saberes”

O “II Encontro Sabores e Saberes” ocorreu hoje, 21 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro. Este ano, o Encontro se integra à programação comemorativa dos 90 anos da UFRJ e à “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”.

 O “II Encontro Sabores e Saberes” ocorreu hoje, 21 de outubro, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação, dia 16 de outubro. Este ano, o Encontro se integra à programação comemorativa dos 90 anos da UFRJ e à “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia”, cujo tema central, em 2010, é “Ciência para o desenvolvimento sustentável”.  

A decana do Centro de Ciências da Saúde, Maria Fernanda Santos Quintela da Costa Nunes, membro da mesa de abertura do evento, enfatizou a importância da interação entre o meio ambiente, a alimentação saudável e as questões sociais. A decana firmou, ainda, ser necessário repensar o saber a respeito dos sabores e buscar resgatar os saberes tradicionais, nos quais a produção alimentícia era realizada sem grandes danos ao meio ambiente e aos trabalhadores. 

Representando o Ministério da Agricultura, Fabiana Nobre afirmou que “comer é um ato agrícola” e que é necessário aproximar o consumidor do agricultor. Fabiana ressaltou as atuais políticas adotadas pelo Ministério da Agricultura como forma de reconhecimento aos agricultores familiares e à produção de alimentos orgânicos. 

O último membro da mesa de abertura a falar foi o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Antônio Levi da Conceição, que reafirmou a importância de uma preocupação com a alimentação dentro da Universidade.  

Carlos Levi lembrou que, algum tempo atrás, a discussão era com relação à quantidade de comida, aos níveis de subnutrição no país. No entanto, hoje em dia, a discussão é outra, gira em torno da qualidade da alimentação. De acordo com o pró-reitor, isso demonstra uma mudança nos níveis socioeconômicos do país. 

Carlos Levi alerta também aos jovens que se preocupem, desde cedo, com a qualidade da alimentação. “Na medida em que o tempo passa, o efeito da alimentação no corpo é maior”, afirma.  

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento ressalta, ainda, o fato de que os recursos orçamentais recebidos pela UFRJ têm permitido à Universidade viver uma situação confortável e investir em projetos que já vinham sendo pensados há muito tempo. Carlos Levi afirma que o Sistema de Alimentação dos Restaurantes Universitários estará à altura dos recursos recebidos pela Universidade. 

Em vista disso, o pró-reitor menciona o projeto de expansão dos Restaurantes Universitários, no qual estão previstas a abertura do Restaurante do Centro de Tecnologia e da Faculdade de Letras, além da previsão de refeições para os cursos noturnos. 

Por fim, Carlos Levi ressalta a importância da integração entre o Sistema de Alimentação e o Instituto de Nutrição, que garante a qualidade das refeições, além de possibilitar a pesquisa, o ensino e as atividades acadêmicas. 

De acordo com o casal de agricultores José Antônio e Elizabete Farias, a Feira Agroecológica promovida pela UFRJ tem sido de grande ajuda para a agricultura familiar. Antes, os agricultores vendiam os produtos para atravessadores, que revendiam para os consumidores. Agora, os agricultores têm acesso direto ao consumidor.  

Segundo José  Antônio, até mesmo o modo de plantar dos agricultores mudou após o início de sua participação na Feira. “Agora nossa produção é diversificada para atendermos aos consumidores diretamente. Antes, quando vendíamos para os atravessadores, produzíamos só um tipo de alimento”, afirma José Antônio.  

A Feira Agroecológica ocorre toda quinta-feira em dois pontos: em frente ao Restaurante Universitário e em frente à Reitoria. De acordo com os agricultores, o lucro obtido na Feira é o suficiente para aumentar a renda mensal e ainda possibilitar investimentos.