">No último dia do Congresso de Extensão, na sexta-feira, 08/10, será realizado, às 9h da manhã, no auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), o Fórum de Extensão. O propósito da reunião é apresentar os avanços e resultados do Plano de Ação da Extensão na UFRJ, avaliando o trabalho feito no período 2006-2010.

Será realizado na sexta-feira o Fórum de Extensão

Congresso de ExtensãoNo último dia do Congresso de Extensão, na sexta-feira, 08/10, será realizado, às 9h da manhã, no auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN), o Fórum de Extensão – instituído em 2006, com participação dos coordenadores de Extensão dos Centros, das Unidades, e dos Programas e Projetos. O propósito da reunião é apresentar os avanços e resultados do Plano de Ação da Extensão na UFRJ, avaliando o trabalho feito no período 2006-2010.

Outro ponto em discussão será a institucionalização da extensão na UFRJ. Na avaliação da pró-reitora de Extensão (PR-5), Laura Tavares, um dos pontos cruciais é a criação do colegiado de extensão na UFRJ. “A ideia que estamos propondo para nortear o debate é a da institucionalização com mudança, na certeza de que a extensão possui importante compromisso com as mudanças na universidade”, explica Laura.

A Pró-reitoria pretende retomar a proposta (prevista no Plano de Extensão e no Plano de Desenvolvimento Institucional, ambos de 2006) de constituição de um Conselho unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão, a exemplo do que ocorre em outras universidades federais.  Laura defende uma grande mobilização da universidade com vistas a levar essa proposta, consolidada no Fórum de Extensão, ao reitor Aloísio Teixeira e ao Conselho Universitário. Na hipótese da não aprovação do Conselho unificado, seria encaminhada a proposta de criação de um Conselho de Extensão.

Também na sexta, às 14h, será realizada plenária de estudantes envolvidos em atividades de extensão. Em pauta, a questão da integralização curricular das atividades dos alunos de graduação em projetos e programas institucionais de extensão – consolidando o caráter acadêmico das ações de extensão, obedecendo ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.  Será feita ainda avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex), que é mantido com recursos próprios da UFRJ.