">Nos dias 4 a 8 de outubro de 2010, se realizará na Cidade Universitária a 1ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ, que abrigará o 7º Congresso de Extensão e a XXXII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural (JICAC-2010).

1ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ

Neste 7º Congresso – o último dos 5 congressos da atual gestão da Pró-Reitoria de Extensão – será feita uma ampla avaliação destes cinco anos de atividades, tratando de definir estratégias de consolidação dos avanços obtidos, além de identificar limites e possibilidades para a construção futura de novas propostas, consoantes com uma Extensão Universitária comprometida com uma educação superior de qualidade e com mudanças sociais em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Também será realizado o Fórum de Extensão da UFRJ  na sexta-feira, dia 8 de outubro, 9h da manhã, no auditório “roxinho” do CCMN (Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza) na Cidade Universitária, com a participação dos Coordenadores de Extensão dos Centros, das Unidades, e dos Programas e Projetos e parceiros de instituições que colaboram com a universidade. O propósito dessa reunião é apresentar os avanços e resultados do Plano de Ação da Extensão na UFRJ – aprovado em reunião do Fórum em 2006, tratando de avaliar e referendar tudo o que se construiu no período 2006-2010.

Outro ponto a ser debatido nessa reunião é a institucionalização da Extensão na UFRJ – seus avanços e seus desafios. Um dos pontos cruciais é a criação do colegiado de extensão na UFRJ. A idéia proposta pela Pro-reitoria de Extensão a fim de nortear o debate é a da institucionalização com mudança, na certeza de que a extensão possui importante compromisso com as mudanças da relação da universidade com o restante da sociedade brasileira.

Nesse mesmo dia 8, às 14 h, no mesmo auditório, será realizada uma plenária de bolsistas de extensão e estudantes com a mesma pauta.

Veja em http://www.pr5.ufrj.br/congresso2010/ maiores detalhes.

XXXII Jornada de Iniciação Científica, Artística e Cultural Giulio Massarani

Em 1978, o Prof. Massarani "inventou" a Jornada CCMN/CT de Iniciação Científica. Esta jornada cresceu para toda a UFRJ e hoje já está na trigésima segunda edição. São mais de 3900 trabalhos previstos para apresentação este ano. Cumpre, assim, seu objetivo principal, que é proporcionar um espaço para exposição e discussão dos trabalhos de iniciação científica, artística e cultural estabelecendo um produtivo intercâmbio entre alunos de graduação, pós-graduação, docentes e pesquisadores envolvidos em atividades de pesquisa na UFRJ.

Como nos anos anteriores, a apresentação de trabalho na Jornada é facultada aos alunos de graduação, bolsistas ou não, orientados por, pelo menos, um docente ou técnico-administrativo da UFRJ, com doutorado ou mestrado, sendo obrigatória para os bolsistas PR-2/UFRJ e CNPq/PIBIC/UFRJ. Os alunos de Iniciação Científica Júnior orientados por docentes da UFRJ também podem apresentar seus trabalhos na Jornada. Já os orientadores de bolsistas PR-2/UFRJ e CNPq/PIBIC/UFRJ estão obrigados a participar das atividades da Jornada, especialmente durante a apresentação de seus orientandos.

Para conferir a íntegra da programação da Jornada acesse: