">A ministra da Secretaria Especial de Política para Mulheres (SPM), Nílcéa Freire, realiza, nesta sexta-feira (1º/10),  visita para acompanhar obras do Centro de Referência para Mulheres (CRM), que será instalado ao lado da Prefeitura Universitária. A construção do prédio deve ser concluída até 31 de outubro.

Centro de Referência das Mulheres recebe ministra sexta-feira

O projeto é iniciativa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH) e foi custeado com recursos da SPM. As atividades desenvolvidas pelo CRM terão caráter interdisciplinar e por meio da atuação com diversas unidades da UFRJ, como Escola de Serviço Social (ESS), Faculdade de Direito (FD), Instituto de Psicologia (IP), Escola de Comunicação (ECO), Escola de Educação Física e Desportos (EEFD), Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc), Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG), Horto Universitário, Escola de Belas Artes (EBA), Faculdade de Educação (FE) e Faculdade de Letras (FL).

O CRM atuará em sintonia com o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR) e contará com transporte exclusivo e gratuito, para facilitar o deslocamento entre frequentadoras dos dois polos.

Com dois andares, a futura sede atenderá prioritariamente mulheres dos bairros vizinhos à Cidade Universitária, como Ilha do Governador e bairros da Leopoldina. As instalações abrigarão auditórios, salas de cinema, teatro, exposições, literatura, oficinas de dança, cerâmica, brinquedoteca para crianças, entre outros espaços.