Categorias
Memória

Professora Maria Lúcia Werneck Vianna assume a Decania do CCJE

 A professora Maria Lúcia Werneck Vianna assumiu, na última sexta (24/09), o cargo de decana do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da UFRJ. Presentes à cerimônia estavam o reitor AloíiioTeixeira, a vice-reitora Sylvia de Mello Vargas e o ex-decano Alcino Camara Neto.

A nova decana iniciou o discurso de posse com uma comparação do clássico machadiano “Quincas Borba” à futura gestão. “Aos vencedores, as batatas. Apesar de saborosas e nutritivas, elas podem assar e queimar as mãos”, aludiu. Muito aplaudida pelos presentes, Maria Lúcia ressaltou algumas de suas principais propostas à frente da Decania no quadriênio 2011-2014: articulação com outras unidades da UFRJ, representação diante da Reitoria e interlocução junto a outras decanias.

Depois de duas gestões à frente da Decania do CCJE-UFRJ, Alcino Câmara se despediu do cargo. O professor do Instituto de Economia (IE) da UFRJ expôs algumas conquistas da gestão. Entre elas, a criação de quatro cursos de graduação, como o de Relações Internacionais e o de Estratégias de Defesa; além de outros três cursos de pós-graduação; e avanços na estrutura administrativa.

Câmara Neto também destacou seu contato com projetos de extensão do CCJE que promove cursos de direitos humanos para detentos; além da criação da AYRA, empresa júnior do CCJE que, segundo ele, “consegue pôr em confluência debates de construção política e empreendedorismo”.