Curso internacional de Biofísica reúne mais de 400 participantes

Estudantes e profissionais do Brasil e outros países se reúnem em massa durante o “III Curso de Pós-graduação em Biofísica” e o “I Simpósio Brasil-África de Biofísica”, realizados junto a “I Semana de Biofísica”, que faz parte das comemorações pelo centenário de Carlos Chagas Filho.

O evento, que vai até o final desta semana, aborda diversos temas na área de biofísica, com objetivo de promover a interação, a troca de experiências e a atualização entre jovens estudantes da área Biofísica.

No primeiro dia, Paulo Beirão, professor do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF/UFRJ), ministrou junto com Gabriela Amodeo, pesquisadora da Universidade de Buenos Aires, na Argentina, o Simpósio I sobre Transporte de Membranas, com esclarecimentos sobre a participação da Biofísica nos estudos dos mecanismos de ação das toxinas e no transporte de água ns plantas.

Segundo Mariana Gonçalves, estudante de Biologia na Unirio, o curso oferece bagagem para cada área de especialização em Biofísica, além de servir como complemento.

Nos dias seguintes do curso, além dos simpósios, foram promovidas mesas redondas e apresentações de pôsteres com trabalhos de alunos participantes do evento no hall do auditório. Como Verônica da Silva Ferreira, aluna da faculdade Biofísica na UFRJ, que divulgou trabalhos na área de Bioenergética durante a apresentação dos pôsteres. “O curso auxilia na atualização dos conhecimentos adquiridos na graduação e, aqui, nós temos a oportunidade de ampliar o conhecimento na área, além de apresentar nossos trabalhos a partir de cada especialização”, relatou a aluna.

“O curso dá acesso a outras pesquisas, novas áreas a serem exploradas e áreas que já me interessavam antes. Mas há a necessidade de uma noção básica de biofísica para o acompanhamento das aulas”, revela Michelle Louise, aluna de Biomedicina na UFRJ.

O evento contou também com a presença de estudantes estrangeiros, como Anley Tefera, nascido na Etiópia e estudante de Biofísica na Universidade da Califórnia: “Um evento internacional como esse é extremamente importante, pois, na África, por exemplo, a área de Biofísica é muito restrita.”

Ainda segundo Anley, outro grande benefício do curso é a atualização na área, através do conhecimento de novas pesquisas, descobertas de soluções surpreendentes, novos medicamentos e técnicas diferentes. “Além dos conhecimentos, os amigos que se formam aqui e podem seguir para toda a vida e isso é muito legal”, afirmou o estudante.

Até o dia 1 de setembro, 439 pessoas já participavam do curso. O encontro, que vai até a próxima sexta feira, recebe inscrições no mesmo dia e oferece ainda mais cinco simpósios sobre temas como Biofísica do Ambiente e Microscopia aplicada na Biofísica. Os interessados podem procurar a secretaria do evento para participar.