Mais de 15 mil alunos do ensino médio participam do “Conhecendo a UFRJ” para saber mais sobre a maior universidade federal do país.">Mais de 15 mil alunos do ensino médio participam do “Conhecendo a UFRJ” para saber mais sobre a maior universidade federal do país.">

Em busca do saber

Uma multidão de jovens vestindo uniformes escolares tomou a Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) na quinta-feira (19/8), para participar da 8a edição do Conhecendo a UFRJ. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PR-5), reúne mais de 15 mil estudantes do ensino médio interessados em saber mais sobre a maior universidade federal do país.

Ana Jade, estudante do 3º ano do ensino médio, buscava informações sobre o curso de Letras, mas também queria saber mais sobre Matemática e Ciências Atuariais. “Vim ao ‘Conhecendo a UFRJ’ esperando resolver essa minha dúvida. Além de conhecer a estrutura da universidade”, disse. Outra estudante com dilema era Débora Câmara, que está para decidir entre Relações Internacionais e Economia, e se preparava para acompanhar a palestra da primeira opção. “Eu espero que se esclareça como o curso funciona”, declarou. Assim como elas, muitos outros alunos se espalhavam pelos corredores procurando os estandes dos cursos a fim de descobrirem a futura profissão.

Além dos estudantes, educadores procuravam saber mais detalhes sobre as disciplinas. A professora Bárbara Nascimento acompanhava os alunos na visita. “Espero que eles conheçam a estrutura da faculdade e os cursos, para que isso ajude na escolha. O colégio já os trouxe outras vezes e eles adoram”, destacou.

Divididos entre o “Verdão” e uma tenda montada do lado de fora do ginásio, os jovens aguardavam ansiosos a mesa de abertura que foi composta pelo reitor, Aloisio Teixeira, a pró-reitora de extensão, Laura Tavares, a pró-reitora de graduação, Belkis Valdman, a subsecretária de Gestão da Rede de Ensino, Teresa Pontual, e o diretor da EEFD, Waldyr Mendes Ramos.

O reitor lembrou que 96% dos jovens não têm acesso à universidade pública no Brasil e citou a recente discussão sobre as ações afirmativas em debate no Conselho Universitário (Consuni) como uma importante ferramenta de inserção para os estudantes de baixa renda familiar. “Não vemos vocês só como estudantes, mas também como pessoas capazes de ajudar nessa nova fase para a qual  a UFRJ se encaminha. Não estamos aqui só para passar conhecimento, mas, sim, para formar cidadãos”, declarou Aloisio Teixeira.

Logo depois o professor Luiz Otávio, coordenador acadêmico da Comissão de Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação, ressaltou a importância de conhecer todos os cursos. “Ninguém é uma coisa só. Ninguém escolhe agora o que vai ser profissionalmente daqui a 15 anos. Você pode ser tudo”.