Curso de Processos de Separação de Gases

A Escola Piloto Presencial do Programa de Engenharia Química (PEQ) da Coppe/UFRJ, realizará, dos dias 23 a 27 de agosto, o curso "Processos de Separação de Gases: Fundamentos, Síntese de Membranas e Aplicações na Indústria Petroquímica", com carga horária de cinco horas. O curso é dividido em quatro módulos: Introdução, que abordará assuntos como “Processos de separação por membranas” e “membranas para separação de gases”; Fundamentos da separação de gases, com os temas “mecanismo de transporte” e “Síntese de membranas”; “Aplicação dos processos de separação de gases”, com temática sobre “Separação de olefinas/parafinas” e “Remoção de gases ácidos do gás natural”, além de uma visita ao Laboratório de Processos com membranas.

O curso é voltado para estudantes de graduação, mestrandos e doutorandos de universidades, além de profissionais de empresas ligadas ao tema em questão, e faz parte do programa de cursos presenciais da Escola Piloto, que conta com mais três disciplinas até o final do ano. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível no site http://www.peq.coppe.ufrj.br/piloto/presencial/#. O Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ fica no bloco G do Centro de Tecnologia, Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, na Cidade Universitária.