Computação Física aplicada às artes circenses

O Pontão de Cultura Digital da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ recebe, nos dias 17 e 18 de julho, o projeto “Circo Interativo – Computação Física aplicada às artes circenses”. Serão oferecidas palestras e workshops com os pesquisadores André Veloso, designer de som e desenvolvedor, e Koji Pereira, designer de experiência.

O objetivo do projeto é proporcionar acesso a informações de pesquisa, planejamento e montagem de espetáculos, envolvendo Computação Física, além de capacitar os alunos a tomarem escolhas tecnológicas e a investigar a tecnologia adequada para aplicação da Computação Física.

17 de julho – sábado

13h às 14h30: “Introdução ao Design de Interação e Computação Física”, com Koji Pereira

14h30 às 15h10: “Fatores humanos e dinâmicas de pesquisa”, com Koji Pereira

15h10 às 15h20: Intervalo

15h20 às 17h: “Processo criativo e planejamento”, com Kolji Pereira e André Veloso

17h às 18h: “Tecnologias e plataformas”, com Kolji Pereira e André Veloso

18 de julho – domingo

13h às 14h30: “Introdução à Programação”, com André Veloso

14h30 às 15h10: “Arduino e microcontroladores”, com Kolji Pereira e André Veloso

15h10 às 15h20: Intervalo

15h20 às 17h: “Visão computacional”, com Kolji Pereira e André Veloso

17h às 18h: “Wiimote e acelerômetros”, com André Veloso

O evento acontece na sala do Pontão da ECO-UFRJ, localizada no segundo andar da Central de Produção Multimídia (CPM), anexa à Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, no campus da Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, Urca. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas através do site do Pontão da ECO-UFRJ.