Seminário debate as FARC no contexto da violência na América Latina

Teve início na última quarta-feira (30/06), no Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ, o “Seminário Internacional de Violência e Democracia na América Latina”, organizado pelo Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu), vinculado ao Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ. O evento, que visa a debater o crime organizado, violência e inquérito policial no Brasil, entre outros problemas no contexto da América Latina, conta com a presença de  Michel Misse, coordenador do seminário e coordenador do Necvu-Ifcs-UFRJ, além de outras presenças ilustres.

A abertura teve como palestrantes o próprio Misse e Renato Sérgio de Lima, doutor em sociologia pela USP e coordenador nacional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A conferência foi iniciada com o tema “As violências na América Latina e o caso das Farc”, pelo convidado internacional Daniel Pécaut, diretor de estudos da École dês Hautes Études em Science Sociales (EHESS), em Paris, pesquisador e um dos organizadores de um centro de estudos sobre o Brasil Contemporâneo, também da EHESS.

O pesquisador mencionou os problemas da América Latina com a violência, a necessidade de se buscar as causas dos fenômenos como o narcotráfico e as estratégias dos grupos organizados. E falou sobre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), enfatizando o surgimento, crescimento territorial e a ofensiva militar da organização, entre os anos 1950 e 1960 até o século XXI.