Categorias
Memória

Ensino de História e Diversidade

A Faculdade de Educação (FE) da UFRJ promove, nos dias 24 e 26 de agosto, o I Seminário Nacional “Ensino de História e Diversidade: caminhos abertos pela Lei 11.645/2008”. O evento tem como objetivo debater as questões que envolvem a formação de professores no que concerne à diversidade no ambiente escolar.

Os especialistas discutirão a construção de uma prática docente que questione preconceitos e que seja pautada pelos princípios da pluralidade cultural. Além disso, estará em pauta a implementação da Lei 11.645/2008, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”. De acordo com as justificativas apresentadas para a realização do evento, disponíveis na página da FE-UFRJ, o debate “é fundamental para que se possa alterar o aspecto eurocêntrico ainda tão presente no ensino de História e das outras disciplinas nas escolas brasileiras.”
 
Na programação do evento, estão previstas as participações, no dia 24/08, de Circe Bittencourt, professora da Universidade de São Paulo (USP) e Giovani José da Silva, professor da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que abordarão o tema “Ensino de História Indígena no Brasil”. A mediação será feita pela professora Cinthia Monteiro de Araujo, da FE-UFRJ.

A segunda mesa, no dia 26/08, discute o “Ensino de História e as relações raciais na escola”. Entre os convidados estão Verena Alberti, professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Lorene dos Santos, professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e Azoilda Loretto da Trindade, professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Amilcar Araujo Pereira, da FE-UFRJ, será o mediador. 

O evento acontece, das 18h30 às 21h30, na FE-UFRJ, no campus da UFRJ na Praia Vermelha. O endereço é Avenida Pasteur, 250, fundos, Urca.