Dia do Químico com muitas novidades

Para celebrar o Dia do Químico, na última sexta-feira (18/5), o Instituto de Química (IQ) da UFRJ lançou diversas novidades. A começar pela apresentação da página institucional com visual e navegação diferentes e estará no ar em breve. Para a direção, a idéia é facilitar o acesso de toda a comunidade à informação – segundo a professora Cássia Curan Turci, diretora do Instituto, são mais de 90 diferentes tipos de formulários disponibilizados pela secretaria para toda a unidade para preenchimento eletrônico e envio do documento na própria homepage do IQ. Mais adiante, site do IQ ganhará também versões em inglês e em espanhol.

Para dar transparência e facilitar o acesso dos interessados aos processos de seleção, perfil acadêmico dos docentes e linhas de pesquisa de cada um deles, o lançamento da página do Programa de Pós Graduação em Ciência de Alimentos (PPGCAL), conceito 6 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior), também é outra novidade que surge.  “Tivemos a preocupação em fazer o aluno encontrar mais facilmente o pesquisador com o qual gostaria de se envolver”, explica a coordenadora do PPGCAL, professora Vânia Margaret Flosi Paschoalin.

As comemorações do Dia do Químico incluíram, igualmente, o lançamento do livro “Nas andanças do tempo, oitent’anos de danças…”, de Nelson Gonçalves Calafate, ex-aluno da Escola de Química, com 163 crônicas diversas e sobre a história da química brasileira. O Coral do CT, sob a regência de Carol Carvalho, formado por alunos e professores do IQ e unidades do CT, também participou das comemorações.