Evento na Casa da Ciência debate catástrofes

Durante a primeira edição do evento “Ciência Por aí”, realizado pela Casa de Ciência da UFRJ, na última sexta-feira (11/06), aconteceu a palestra “As Grandes Catástrofes – Mudanças da Terra”, ministrada pelo professor Ismar de Carvalho, do Instituto de Geociências (Igeo) da UFRJ. Foi realizada ainda a apresentação do filme “Caminhos de uma expedição” e de um trabalho de campo dos alunos da unidade.

“Nem toda catástrofe afeta a vida geológica do planeta”, afirmou o professor. “Um tsunami, às vezes, pode causar um grande prejuízo em termos de vidas humanas, mas não afetar a vida geológica do planeta em nada. Um meteoro, no entanto, já é considerado uma catástrofe que afetaria tanto os humanos quanto a vida no planeta”, disse.

O professor demonstrou como o ser humano é afetado por eventos naturais e até que ponto colabora para que eles aconteçam. “As mudanças climáticas são também causadas pelo homem e levam a diversas catástrofes. Por isso, precisamos repensar nossa relação com a natureza”, concluiu.