CT discute a proteção do meio ambiente

O Centro de Tecnologia (CT/UFRJ) foi palco de um ciclo de palestras com pesquisadores e empresários da área de reciclagem e utilização de energias renováveis no dia 8. O evento contou com a presença de Jorge Pinheiro (Secretaria do Estado de Ambiente), da professora Elen Vasques Pacheco (Instituto de Macromoléculas Professora Eloísa Mano), de Edilson de Souza Mello (presidente da empresa de reciclagem de madeira Chaco Vaco), e do professor Walter Suemitsu, decano do CT.

“Espero que um dia não precisemos ter uma data especial para lembrar o meio ambiente”. Foi com esta frase que Walter Suemitsu abriu as palestras. Segundo o decano, o evento pretende fazer com que as pessoas se conscientizem e tenham a cultura de preservação dos recursos naturais. O professor ainda demonstrou preocupação com a questão da reciclagem no país: “Falta estrutura e especialização por parte de cooperativas e empresas brasileiras para tratar o lixo reciclável”, afirmou. Por fim, o decano destacou que o Recicla CT, programa de coleta seletiva da unidade,  pretende  se manter nos próximos anos e continuar com o processo educativo da Universidade com a questão da reciclagem.

A professora Elen Pacheco prosseguiu a abertura do evento afirmando que “a terra não pertence ao homem,  o homem que pertence a terra”. Por isto, explicou, deve haver uma grande preocupação com as questões ambientais na Universidade através da economia de energia, água e da coleta seletiva.

Jorge Pinheiro, da Secretaria do Estado de Ambiente (SEA), explicou que uma das prioridades do governo atual é dar aos municípios autonomia para que eles possam cuidar dos seus dejetos de maneira sustentável. “Nós entendemos que o sistema de gestão deve ser regularizado em cada município, para que então possa se falar de reciclagem e coleta seletiva. Esse processo já está em andamento. Através de um consórcio, nós damos a eles condições técnicas e financeiras para que os resíduos sejam geridos de maneira mais satisfatória”, afirmou.

Por fim, Jorge apresentou o programa Recicla Rio e salientou o papel importante que a reciclagem tem na redução da desigualdade social. “A reciclagem deixou de ser um ideal quase que romântico para se tornar um instrumento importante na geração de emprego e de renda. O objetivo do programa é apoiar o desenvolvimento da cadeia produtiva com políticas públicas voltadas para redução no consumo, reaproveitamento e reciclagem”, disse.

Edilson de Souza Mello, presidente do grupo Chaco e da empresa Chaco Vaco, pioneira em reciclagem de madeira de maneira sustentável, explicou a atuação da empresa e mostrou como o impacto ambiental pode ser diminuído a partir do reaproveitamento da sucata de madeiras para a produção de energia através da biomassa. Edilson destaca a importância da utilização desta energia: “O Brasil conta com uma posição privilegiada quanto à existência de fontes primárias de energia. É preciso que apostemos nisto. A biomassa é capaz de proporcionar uma redução significativa de emissões de carbono ao nosso planeta, e assim diminuir os danos ambientais”, concluiu.