Importância dos grupos de pacientes entra em debate no Hospital Universitário

Foto: Agência UFRJ de Notícias
 O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) promoveu nessa quarta-feira (26/05), debate sobre “Grupos com Pacientes: seu papel no tratamento da Diabetes, Hanseníase e Obesidade”. Na ocasião, foram apresentadas a importância dos grupos de pacientes para o enfrentamento de doenças que necessitam de cuidados por conta do próprio paciente.

A assistente social Helen Regina de Oliveira explicou o papel dos grupos de reunião para os portadores de hanseníase. Segundo ela, as reuniões são planejadas pelos profissionais para trazerem informações sobre a doença, demonstrar como deve ser realizado o autocuidado dos pacientes e desenvolver uma discussão coletiva.

Palestrantes explicam a importância
dos grupos de pacientes para portadores
de doenças crônicas.

“Reunimos profissionais para discutir planejamento, metodologia, avaliação de resultados e sistematização das atividades desenvolvidas. O trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento dos pacientes e contribuir para a melhora de vida do mesmo”, expõe.

A palestrante também apresentou a gincana que é realizada durante as reuniões, que incentiva os pacientes a demonstrarem os cuidados que tomam no dia-a-dia, para que esses possam ser avaliados pelos profissionais. A assistente social conta que se surpreende com as práticas que são desenvolvidas pelos participantes. “Um dos pacientes cobriu de material emborrachado os copos e pratos da sua casa, para não se queimar quando fosse consumir algo quente. Ninguém ensinou isso para ele”, diz Helen.

Presentes também à mesa, a enfermeira Mariangélica Oliveira da Silva e o psiquiatra Nelson Caldas, que falaram sobre sofredores de diabetes e obesidade respectivamente. Os profissionais também relacionaram a importância dos grupos de pacientes com o autotratamento. “O paciente tem que se sentir apto a se automedicar. A experiência do grupo traz muitas informações das quais ele precisa”, conclui Mariangélica.