“A culpa é do Fidel”

No dia 20 de maio ocorre a penúltima sessão do III Ciclo Cinema e Infância, organizado pelo grupo de estudo grupo Esquina – Cidade, Lazer e Animação Cultural da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD), cujo tema é "Infância e famílias – as novas conformações familiares". Durante todas as quintas-feiras de maio, sempre às 14 no auditório Maria Lenk da EEFD, são exibidos filmes seguidos de debates com professores e pesquisadores todas as quintas-feiras de maio.

Nesta semana, será exibido o filme A culpa é do Fidel (2006), coprodução franco-italiana dirigida por Julie Graves. A obra retrata a vida de Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey). Com 9 anos, ela mora em Paris e leva uma vida regrada e tranquila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. A prisão e morte, em 1970, do tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes, e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos.

Em seguida, o acontece debate com a participação de Rosália Maria Duarte, psicóloga e doutora em Educação pela PUC-RIO. O evento é aberto ao público. Mais informações pelo telefone (21) 2562-6808.