">O primeiro programa de Pós-graduação em Nutrição do Rio faz 25 anos e, para celebrar, promove evento no dia 19 de maio com palestras, debates e apresentações culturais no Centro de Ciências da Saúde.

Nutrição comemora 25 anos do curso de Pós

Na próxima semana, o Programa de Pós–graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGN-UFRJ) completa 25 anos e comemora o sucesso do curso somado à valorização crescente do profissional nutricionista e sua importância na sociedade.

A maior qualificação do profissional melhora a qualidade dos estudos na área de alimentação e aumenta sua participação na área da saúde, auxiliando, inclusive, no tratamento de doenças.

Para Elizabeth Accioly (foto), diretora e professora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), o PPGN impulsionou a pesquisa no Instituto e contribuiu para oferecer a professores e alunos atualização e especialização científica na área de Nutrição.

Pesquisas na área de alimentação e nutrição despertam grande interesse científico, mas os avanços tecnológicos na área não garantem, necessariamente, a oferta de alimentos saudáveis e seguros. Exemplo disso é o uso inadequado de defensivos agrícolas, aditivos químicos em produtos industrializados, assim como o emprego de hormônios na produção de gêneros de origem animal.

O aumento na produção de alimentos também não garante o acesso universal á alimentação. Essas e outras tantas demandas tornam essa área do conhecimento estratégica para o desenvolvimento humano, científico, econômico e social das nações.

“As pesquisas realizadas no PPGN se direcionam a situação de alimentação, nutrição e saúde nos diversos segmentos sociais, possibilitando a tentativa de minimização de possíveis problemas nutricionais e de aperfeiçoamento das práticas de assistência nutricional”, completou a diretora.

Apesar disso, a desigualdade social dificulta a adesão a práticas alimentares saudáveis pela sociedade. Segundo a professora, o papel da alimentação saudável e segura para promover saúde e qualidade de vida é indiscutível do ponto de vista científico. “É preciso que esse conhecimento se materialize em ações e políticas de alimentação e nutrição, atendendo aos princípios do direito humano.”

O PPGN foi o primeiro programa de Pós-graduação em Nutrição do Rio de Janeiro e ainda tem grandes perspectivas para a melhoria da qualidade e infraestrutura do curso. De acordo com Accioly, o PPGN está trabalhando na expectativa de fortalecimento das linhas de pesquisa, ampliação do quadro de docentes credenciados e de parcerias interinstitucionais, além de inclusão de novas áreas de investigação, adesão de novos convênios internacionais e mais recursos para investimento em infraestrutura, como forma de atender aos indicadores de qualidade e excelência acadêmica exigidos pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

“Todo esse trabalho visa manter e aprimorar a qualidade de formação proporcionada pelo programa e oferecer melhor estrutura de ensino aos alunos e professores do INJC”, destaca a diretora.

Evento comemorativo

No dia 19 de maio, ocorre a comemoração pelos 25 anos do PPGN no auditório Hélio Fraga no bloco K do prédio do CCS e conta com a presença do professor Aloisio Teixeira, reitor da UFRJ, da professora Elizabeth Accioly, diretora do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC), além de diversos profissionais da área de saúde e de Nutrição, alunos e ex-alunos do Programa.

Palestras, debates e apresentações culturais de talentos do INJC e do PPGN serão as atrações do dia. A programação completa pode ser consultada através do site: http://www.nutricao.ufrj.br/. Será requisitada do participante apenas uma lata de leite em pó, em prol da ONG Recomeçando que apoia famílias carentes das crianças atendidas pelo Instituto de Puericultura e Pediatria Matargão Gesteira (IPPMG-UFRJ).

Paralelamente ao evento, será realizada a 1ª Jornada de Pós-Graduação em Nutrição do Rio de Janeiro onde se apresentarão os trabalhos de conclusão de mestrado e doutorado do PPGN-UFRJ desenvolvidos nos últimos três anos. Além de divulgar esses trabalhos, a jornada objetiva incentivar o debate acadêmico, a troca de experiências e as parcerias intra e interinstitucionais.

O Centro de Ciências da Saúde (CCS) fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone: (21)2562-6679.