O Laboratório de Etnografia Metropolitana do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais realiza nos dias 19, 20 e 21 de maio o colóquio “Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje".

 

">O Laboratório de Etnografia Metropolitana do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais realiza nos dias 19, 20 e 21 de maio o colóquio “Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje".

 

">
Categorias
Memória

Colóquio: Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje

O Laboratório de Etnografia Metropolitana do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais realiza nos dias 19, 20 e 21 de maio o colóquio “Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje".

 

O LeMetro-Laboratório de Etnografia Metropolitana do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS) realiza nos dias 19, 20 e 21 de maio o colóquio “Aspectos Humanos da Favela Carioca: ontem e hoje”. O evento acontece no salão nobre do Instituto (Largo do São Francisco, 1, Centro do Rio), com entrada franca, e contará com a participação de especialistas sobre o assunto de diversas universidades brasileiras.

O reitor Aloisio Teixeira participa da mesa de abertura do evento, às 9h. No primeiro dia, pela manhã, o sociólogo José Arthur Rios realiza a conferência “Favela 50 anos: uma avaliação”. Já na parte da tarde, duas mesas irão debater ”Favelas e as políticas urbanas” e “Favelas: imagens e estereótipos”.

Na quinta-feira, dia 20, a manhã começa com a mesa “Favelas, cultura e cotidiano” e, entre 12h e 14h, haverá a exibição de documentários de curta metragem na sala 109 do IFCS. “Favela e as formas do Direito” e “Favelas e as políticas de Segurança Pública” são as mesas que completam o dia de trabalho. O último dia do evento (21/5) será dedicado aos temas “As favelas ontem e hoje: genealogias da pesquisa urbana”, com nova rodada de exibição de curtas e, após a conferência de encerramento, acontecerá  lançamento de livros.

A programação do evento com a relação de todos os participantes pode ser obtida no site do IFCS, mas quem desejar informações adicionais pode ligar para os telefones: 2252-8034 / 2252-8035 – R. 433 (secretaria IFCS).