">O Conselho Universitário aprovou resolução adequando normas e editais de concurso para a carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, do Colégio de Aplicação (CAp) em decorrência da lei 11.784/2008.

Consuni aprova normas de concurso para o magistério e extensão do período letivo

O Conselho Universitário (Consuni) aprovou resolução adequando normas e editais de concurso para a carreira do magistério do ensino básico, técnico e tecnológico, do Colégio de Aplicação (CAp) em decorrência da lei 11.784/2008. A proposta feita pelos conselheiros Antônio Infantosi (relator do processo pela Comissão de Legislação e Normas) e Miriam Kaiuca, que pedira vistas ao processo, agregou sugestões dos demais conselheiros na reunião extraordinária realizada na última quinta-feira (29/4).

O texto aprovado registra que o concurso para o magistério terá validade de 12 meses, as notas dos candidatos serão divulgadas em sessão pública com a abertura de envelope lacrado. Ficou decidido que a prova didática será pública, com a ressalva de estar vedada a presença dos demais candidatos. As provas escritas estarão disponíveis para leitura até a divulgação do resultado final e a entrega do memorial será obrigatória.

Novo calendário letivo

Devido à paralisação das atividades acadêmicas por uma semana em função das chuvas que trouxeram caos ao Rio de Janeiro, o Consuni decidiu, por unanimidade, alterar o calendário das atividades acadêmicas de ensino para o ano letivo de 2010, que ficou com a seguinte configuração:

Para os alunos dos cursos de graduação em geral:
a) Primeiro período letivo: de 22 de março de 2010 a 31 julho de 2010.
b) Primeiro período letivo (alunos ingressantes através do Concurso de Acesso 2010): de 29 de março de 2010 a 7 de agosto de 2010.
c) Segundo período letivo: de 16 de agosto de 2010 a 22 de dezembro de 2010.
d) Terceiro período letivo (Período Especial): 3 de janeiro de 2011 a 26 de fevereiro de 2011.

Para os alunos da Faculdade de Medicina (Rio) e dos Cursos de Medicina (Macaé), de Nutrição (Macaé) e de Enfermagem e Obstetrícia (Macaé):
a) Primeiro período letivo: de 1º de março de 2010 a 31 de julho de 2010.
b) Primeiro período letivo (alunos ingressantes através do Concurso de Acesso 2010): de 29 de março de 2010 a 21 de agosto de 2010.
c) Segundo período letivo: de 23 de agosto de 2010 a 22 de janeiro de 2011.

Pesar por professor

No final da sessão, os conselheiros aprovaram moções de pesar pelo falecimento de Manuel Salgado, professor do Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), e de Jonas Zoninsein, ex-professor da antiga Faculdade de Economia e Administração (FEA) da UFRJ.

Doutor em História pela Universidade de Berlim, Manoel Salgado também foi presidente da Associação Nacional de História (Anpuh) e recentemente produzia pesquisas na área de Historiografia e Ciências da História e Cultura. Salgado também participou como consultor científico da reformulação das exposições permanentes do acervo do Museu Histórico Nacional.

O pesquisador morreu na última terça-feira (27/4), aos 58 anos, na Clínica São Vicente, onde estava internado há uma semana com câncer no fígado. A missa de sétimo dia em homenagem ao professor e pesquisador será realizada nesta terça-feira (4/5), às 12h30, na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, Rua Marquês de São Vicente, 225 (PUC-Rio).