">A Exposição de Arte Plumária, que vai até o dia 26 no Palácio Universitário, apresenta adornos e artefatos utilizados pelos índios, aproximando a universidade e a história do povo indígena. A entrada é franca.

Exposição de Arte Plumária na Praia Vermelha

Com o objetivo de aproximar a universidade e a história do povo indígena, o Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ realiza, através do projeto Cultura Popular, a Exposição de Arte Plumária. A mostra, realizada no átrio do Palácio Universitário, apresenta adornos e artefatos utilizados pelos índios. A abertura da exibição, com curadoria de Waldelice de Souza, está marcada para nesta quinta-feira (15/04), a partir das 17h. A entrada é franca.

Diferentemente do que o senso comum imagina, esses artefatos não são apenas enfeites corporais. Muitos simbolizam manifestações como  guerras, músicas, rituais e são utilizados também pelos índios em suas cerimônias. Para Ana Paula Silva, historiadora da Unirio, que participará de uma mesa-redonda juntamente com outras pesquisadoras, no dia 16, às 14h, a maioria dos universitários se forma sem conhecer as culturas indígenas.

Na sua opinião, ao divulgar o conhecimento das 220 línguas faladas pelos índios em território brasileiro, a universidade cumpre o seu papel social, considerando não apenas a influência europeia, mas também a importância do povo nativo para o Brasil.

A Exposição de Arte Plumária é dividida em dois segmentos: um sobre as técnicas de fabricação, formas de produção e materiais usados como matéria-prima pelos índios; e outro sobre o conteúdo mitológico dos povos, suas questões étnicas e existenciais. A mostra fica em cartaz até o dia 26 de abril, das 9h às 21h. O FCC fica na Avenida Pasteur, 250 – Urca, RJ.