Ipub promove debate sobre tumores cerebrais

Max Carvalho, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi o convidado para a Sessão do Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria (Ipub) da UFRJ, realizada na última sexta (26/03), no Auditório Leme Lopes, no campus da UFRJ da Praia Vermelha. O tema do evento foi “Aspectos Neuropsiquiátricos dos Tumores Cerebrais”.

O professor iniciou a palestra falando sobre a natureza das lesões cerebrais, tema de sua pesquisa de doutorado em Psiquiatria, Psicanálise e Saúde Mental.  Segundo o docente, os sintomas de tumor cerebral são muito comuns em pacientes com ansiedade comum. Ele destacou que, no entanto, é raro para um psiquiatra diagnosticar um tumor cerebral e indicar ao paciente uma visita a um neurocirurgião.

O oposto, por sua vez, é muito frequente, segundo Carvalho. Quase sempre os tumores cerebrais são diagnosticados como problemas neuropsiquiátricos. “Em tese todos os pacientes com tumor cerebral deveriam ter no mínimo um acompanhamento psiquiátrico,” explica.

O professor destacou que os tumores cerebrais são dez vezes mais comuns em pacientes psiquiátricos do que na população em geral, provavelmente por erro de diagnóstico ou por complicações. “O paciente com esquizofrenia, por exemplo, e também um tumor cerebral, se torna um paciente complicado e às vezes o sistema psiquiátrico não percebe a segunda patologia”, comenta Max Carvalho, para quem 18% dos tumores cerebrais se iniciam com sintomas psiquiátricos.