Técnica pioneira aumenta qualidade na transmissão de dados

Doutorando do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação (Coppe-UFRJ), o estudante Wallace Alves Martins recebeu o prêmio Texas Instruments Student Paper Award. O reconhecimento ocorreu durante a Conferência Europeia de Processamento de Sinais, em Glasgow, na Escócia. Wallace foi autor de um dos três artigos premiados no concurso, que recebeu ao todo 550 inscrições. O artigo, uma pesquisa pioneira, resultado da tese de mestrado sob a orientação do professor Paulo Diniz, da Coppe-UFRJ, descreve uma nova tecnologia que propicia mais qualidade na transmissão de dados e beneficia todo o sistema de comunicações.

A técnica OFDM (orthogonal frequency-division multiplexing) atualmente empregada, por exemplo, na TV digital e em sistemas de internet banda larga sem fio (wi-fi) apresenta certo desperdício de dados. Algumas informações apenas facilitam a transmissão, mas são descartadas quando chegam ao aparelho receptor. Essa perda, a redundância, foi o alvo da pesquisa. “A gente sabe que, quando você deixa de transmitir com dados que não são reais, que não são dados, diminui a perda. Por exemplo, em uma foto que você queira transmitir é possível colocar mais dados, gerando uma imagem com uma resolução maior”, afirma Wallace.

Através de simulação em um programa de computador, a nova técnica, que diminui a redundância, manteve a simplicidade e baixo custo da OFDM com uma taxa de transmissão menor do que a alcançada hoje em dia. Ainda não há previsão para implantação da tecnologia empregada no estudo, porém o futuro doutor acredita no potencial  da utilização em aparelhos práticos. Afinal, a técnica responde às expectativas dos sistemas de comunicação: eficiência, taxa de transmissão de dados mais alta, maior capacidade de alcance (mais usuários) e viabilidade econômica.

O pesquisador criado na Favela da Grota, no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, destaca a importância do professor Paulo Diniz na formação acadêmica que teve. O apoio fez com que Wallace Martins prosseguisse com os estudos, apesar da necessidade de entrar para o mercado de trabalho para ajudar a família. Além disso, Diniz apresentou-lhe o problema da redundância de maneira "instigante e clara", segundo palavras do próprio Wallace, o que foi determinante para o sucesso da transição da teoria para a prática.

Após terminar o doutorado — uma continuação e aprimoramento da técnica desenvolvida no mestrado —  Wallace Martins deseja permanecer na academia tornando-se professor da UFRJ. Ele considera que esta é uma "profissão que faz a diferença na vida das pessoas".

A pesquisa inédita ganha agora espaço nas revistas especializadas. Um artigo de 13 páginas sai este mês na publicação do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE). Outro estudo deverá ser publicado na mesma revista em abril e mais um está em processo de revisão na European Association for Signal Processing (Eurasip). Wallace também foi procurado por uma revista brasileira voltada para o mundo dos negócios para descrever a técnica pioneira.