Evento ocorre entre os dias 22 e 26 de março simultaneamente ao V Fórum Urbano Mundial, com a participação de professores do Ippur. 

">Evento ocorre entre os dias 22 e 26 de março simultaneamente ao V Fórum Urbano Mundial, com a participação de professores do Ippur. 

">
Categorias
Memória

Rio será sede do Fórum Social Urbano

Evento ocorre entre os dias 22 e 26 de março simultaneamente ao V Fórum Urbano Mundial, com a participação de professores do Ippur. 

Entre os dias 22 e 26 de março, o Rio de Janeiro será sede do Fórum Social Urbano. A iniciativa visa possibilitar o diálogo, a troca de experiências, a expressão da diversidade e o fortalecimento das articulações de movimentos sociais e organizações do mundo inteiro. As atividades ocorrerão no espaço do Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome.

Participa do Fórum o professor Carlos Vainer, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (Ippur/UFRJ). No dia 24, ele integra a mesa "Os megaeventos como modelo de desenvolvimento: efeitos e contradições". No dia 25, será a vez do professor Henri Acselrad, também do Ippur, que estará na mesa "Entre o campo e a cidade – Modelo de desenvolvimento, conflitos socioambientais e a luta dos movimentos populares por justiça ambiental". Também participam pela UFRJ Guilherme Marques e Danielle Barros, compondo a mesa "A experiência brasileira em megaeventos esportivos", no dia 24.

As atividades estarão organizadas em quatro eixos: Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas; Megaeventos e Globalização das Cidades; Justiça Ambiental na Cidade e Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias. Serão realizados debates propostos por movimentos e organizações do Brasil e de outros países, exposições e projeções de vídeos. Haverá ainda visitas e tours guiados para permitir o contato direto com realidades urbanas pouco conhecidas, como manifestações culturais da cidade e experiências de luta.

O Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome fica na Avenida Barão de Tefé, 75, no bairro da Saúde.

V Fórum Urbano Mundial 

Simultaneamente será realizado no Rio de Janeiro o V Fórum Urbano Mundial, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento também contará com a participação de professores do Laboratório Estado, Trabalho, Território e Natureza (Ettern), coordenado por Carlos Vainer, professor do IPPUR.

Leia também "Ippur-UFRJ participa do 5º Fórum Urbano Mundial"