">Sistema conterá informações sobre pacientes e procedimentos adotados nos 46 hospitais universitários federais do país.

UFRJ conhece aplicativo do Complexo Hospitalar

O projeto do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), que será implantado nas 46 unidades existentes no país, foi apresentado nesta quinta (11/03), no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). O objetivo é esclarecer os detalhes da nova tecnologia, através da qual, todos os hospitais estarão interligados, com informações sobre pacientes e procedimentos adotados.

Profissionais de tecnologia e administradores do Complexo hospitalar da UFRJ participaram da reunião, aproveitando para tirar dúvidas e formular questões sobre o projeto com os analistas Marcelo Takatsu e Sérgio Zerbis, do Comitê Gestor do AGHU. Os dois gestores ministraram uma palestra para detalhar pontos importantes do aplicativo, como treinamento do usuário, instalação da rede de acordo com a estrutura de cada prédio e migração das informações para o novo modelo.

Ana Maria Ribeiro, coordenadora da subcomissão de informação e divulgação do Complexo Hospitalar da UFRJ, acredita que o AGHU beneficiará tanto os pacientes quanto os hospitais. “O novo aplicativo unifica o prontuário, possibilitando a todos os setores do hospital passar as informações ao sistema. Assim, tanto o paciente quanto os hospitais vão ter todo o histórico guardado com segurança, sem a necessidade de papel”, afirma.

Desde setembro do ano passado, o modelo foi aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) através de portaria. O software segue o modelo criado pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre – reconhecido pelo MEC como referência em gestão. Para a execução do projeto, o Ministério já disponibilizou uma equipe de 24 técnicos de informática, que se encontram em Porto Alegre para aprender e aperfeiçoar o aplicativo.

Os hospitais universitários, por sua vez, estão disponibilizando uma série de especificações técnicas para compor o projeto, que, por ser um sistema de rede interligada, vai sofrer alterações ao longo de sua implantação.

Mais informações no site do AGHU.

Fonte: Priscila Viana/Assessoria de Imprensa HUCFF