Quadro produzido pela WebTV da CoordCOM/UFRJ entrevista Michel Misse, sobre a problemática da violência no Rio de Janeiro.

">Quadro produzido pela WebTV da CoordCOM/UFRJ entrevista Michel Misse, sobre a problemática da violência no Rio de Janeiro.

">
Categorias
Memória

Papo UFRJ debate Segurança Pública

Quadro produzido pela WebTV da CoordCOM/UFRJ entrevista Michel Misse, sobre a problemática da violência no Rio de Janeiro.

Já está no ar o Papo UFRJ Especial Segurança Pública. O quadro produzido pela equipe da WebTV da CoordCOM/UFRJ traz, no mês de março, uma entrevista com Michel Misse, coordenador do Núcleo de Estudos em Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU) do Departamento de Sociologia, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ.

A implantação, pelo governo do Estado do Rio de Janeiro, das chamadas Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), em algumas comunidades da capital fluminense, trouxe à tona a questão das práticas policiais nas favelas da cidade. Embora elogie a iniciativa, Misse ressalva que não é de hoje que as camadas populares são as principais vítimas de uma política de segurança que prioriza o combate ao tráfico de drogas e criminaliza os moradores das favelas. "Polícia Pacificadora é um eufeminismo para policiamento, que deve ser feito em todas as regiões da cidade. As classes média e alta sofrem danos ao seu patrimônio, mas os pobre morrem! Esta política de segurança que está aí é fracassada", destaca.

Para assistir ao Papo UFRJ, clique aqui.

A edição 51 do Jornal da UFRJ também aborda a questão da Segurança Pública nas favelas cariocas, na reportagem "O alvo mais fácil". Para ler a versão virtual do periódico produzido pela Coordenadoria de Comunicação (CoordCOM) da UFRJ, acesse o Portal da UFRJ.