">Nesta segunda, regressam às atividades os veteranos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do campus da Cidade Universitária, bem como os de Nutrição e Enfermagem e Obstetrícia, do campus de Macaé.

Volta às aulas

No dia 1º de março, os cursos de Medicina dos campi da Cidade Universitária e de Macaé retornam às atividades acadêmicas. Além desse curso, voltam às aulas os de Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, do campus da Cidade Universitária, bem como Nutrição e Enfermagem e Obstetrícia, do campus de Macaé.  O início do semestre letivo, no entanto, ocorre apenas para os alunos com matrícula a partir do segundo período. Os calouros desses cursos só ingressam na universidade para as atividades acadêmicas no dia 29 de março.

O retorno antecipado às atividades acontece desde a década de 1990, quando foi realizada a última reforma curricular no curso de Medicina. Segundo a professora Marly Aguiar Serzedello, coordenadora do curso de Medicina de Macaé, com a ampliação do calendário para 22 semanas de aulas, houve a inserção de turnos livres para os alunos poderem cursar também disciplinas eletivas.

O professor Lúcio Pereira de Souza, coordenador do curso de Medicina do Rio, destaca que o calendário diferenciado está ligado também às atividades desenvolvidas pelos estudantes da área médica, como os internatos hospitalares, estágios, entre outras.

Recepção aos calouros

Apesar de os calouros dos cursos de Medicina de Macaé e do Rio iniciarem as atividades acadêmicas no dia 29 de março, os preparativos para a recepção deles já estão sendo organizados. Em Macaé,  haverá trote solidário, com doação de sangue e limpeza de áreas do entorno de algumas lagoas da região, show com bandas de rock e apresentação do curso por coordenadores e professores.

Para a recepção de calouros do curso de Medicina da Cidade Universitária, a proposta é realizar uma aula inaugural com o tema “Primeiros Socorros”. Outra atividade a ser realizada durante a chegada dos novos alunos, segundo Lúcio, é a apresentação do curso através de palestras com os coordenadores  e com o diretor da faculdade. “Este momento é fundamental para a valorização do curso e para os alunos que chegam. Queremos estabelecer um canal de comunicação com os estudantes”, declara.

O coordenador do curso de Medicina do Rio explica que, através do diálogo que a coordenação quer manter com os graduandos, pretende-se mudar o atual paradigma de ensino. O professor defende um sistema de “tutorização” dos alunos, assim que eles ingressam na universidade. Dessa maneira, um professor acompanharia o aluno durante sua vida acadêmica, tentando ajudá-lo em possíveis dificuldades. “Defendo a formação cidadã de nossos alunos, porque é através dela que teremos o retorno para a sociedade”, finaliza.

Confira aqui na íntegra o calendário acadêmico da UFRJ para 2010.