Validação de diplomas prorrogada até 12 de março

UFRJ é uma das 24 universidades do país onde os graduados em Medicina no exterior poderão realizar o exame.

Foram estendidas até o dia 12 de março a validação dos diplomas para os médicos graduados em universidades no exterior. Para garantir uniformidade, transparência, segurança e qualidade ao processo, os ministérios da Saúde e da Educação se reuniram e, agora, os candidatos serão submetidos a um exame nacional elaborado e aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em uma das 24 universidades públicas de todo o país. O antigo processo era realizado em qualquer instituição pública, utilizando critérios distintos de avaliação e análise de documentos.

Os interessados em fazer a inscrição devem se dirigir a uma das universidades que participam do processo. O candidato à revalidação precisa ter concluído o curso de Medicina em uma instituição reconhecida por órgãos competentes do país, com carga horária de 7.200 horas concluídas no período mínimo de seis anos, além de ter feito estágios práticos correspondestes a 35% da carga horária do curso.

A lista dos candidatos habilitados a participar do exame,  que  será composto por teste teórico e prova de observação das habilidades clínicas adquiridas pelo candidato, estará disponível no endereço eletrônico do Ministério da Saúde, até o dia 23 de março.

O Inep divulgará o calendário e locais de cada etapa da avaliação. Os aprovados terão os diplomas revalidados pela universidade em que se inscreveram.

Confira abaixo as universidades cadastradas:

1. Universidade Estadual do Amazonas (UEA)

2. Universidade Federal do Acre (Ufac)

3. Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

4. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

5. Universidade Federal do Ceará (UFC)

6 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio)

7. Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

8. Universidade Federal de Goiás (UFG)

9. Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)

10. Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

11. Universidade Federal do Maranhão (UFMA)