">Universidade teve cinco propostas aceitas em programa de fomento à vinda de professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional.

UFRJ é a universidade com maior aprovação de propostas na Escola de Altos Estudos

A UFRJ foi a universidade federal que mais realizou cursos e teve propostas aprovadas em 2009 através da Escola de Altos Estudos (EAE). Promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a EAE é um programa que fomenta a vinda ao Brasil de professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional. O objetivo é realizar eventos de curta duração para fortalecer, ampliar e qualificar os programas de pós-graduação de instituições brasileiras.

A instituição conseguiu a aceitação da Capes para cinco propostas, sendo seguida pelas universidades de Brasília (UnB), Federal de Minas Gerais (UFMG), Federal do Paraná (UFPR) e Bandeirante (Uniban), com duas cada. Ao todo, a EAE contemplou a realização de 21 cursos em diversas áreas do conhecimento, contando com a participação de 76 professores e pesquisadores estrangeiros de elevado conceito internacional.

As inscrições para o programa, em 2010, podem ser feitas ao longo de todo o ano, na página da Capes.