Hormônios femininos reduzem peso corporal

Entretanto, não estão relacionados ao funcionamento da tireoide

O efeito de hormônios femininos e de um hormônio natural de plantas de leguminosas sobre a atividade da tireoide e, por conseguinte, peso corporal: após investigar essa relação, Alba Cenélia Matos da Silva, aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas e Fisiologia do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) da UFRJ, apresenta a sua pesquisa “Efeitos dos Esteroides Gonadais Femininos e do Fitoestrógeno Trifolium pratense sobre a Massa Corporal e Função Tireoidea de Ratas Wistar Ovariectomizadas”. Na terça-feira, 19 de janeiro, às 10h, a pesquisadora defenderá sua tese de doutorado na sala G1-022 do bloco G, no 1º andar do Centro de Ciências da Saúde, na Cidade Universitária.

De acordo com a doutoranda, a obesidade é um problema crescente de saúde pública associado a doenças cardiovasculares e ao diabetes mellitus. E, visto que os hormônios tireoideos e sexuais são importantes reguladores do metabolismo energético, Alba se dedicou ao estudo do efeito do fitoestrógeno Trifolium pratense (Tp) – hormônio encontrado em plantas como a soja – e dos esteroides femininos E2 e PG sobre a tireoide e o ganho de peso em ratas castradas.

Sob orientação das professoras do IBCCF Denise Carvalho e Andrea Ferreira, a pesquisa foi iniciada com a ovariectomia (castração) das ratas Wístar. Posteriormente, os animais foram divididos em cinco grupos de tratamento para duas fases de estudo. Em ambas, a castração levou ao aumento do peso corporal das ratas, com acréscimo da concentração do hormônio leptina sérica, produzido por células gordurosas.

Na primeira fase, a reposição com E2, associada ou não ao Tp, reduziu o ganho de peso e a presença da leptina,. evidenciando que o tratamento com Tp a curto prazo evitou o ganho excessivo de peso. Porém, ele não foi eficaz a longo prazo.

Já na segunda fase, seis dias após a castração não havia diferença no peso corporal, níveis de leptina, E2 ou PG dos animais. Com 15 dias de ovariectomia, houve o aumento do peso das Wístar e do índice de leptina, quadro revertido pelo tratamento com os hormônios E2 e PG.

Nas duas fases não foram detectadas alterações relevantes na função da tireoide. Assim, o estudo conclui que os hormônios Tp, E2 e PG, em determinadas condições, reduzem o peso corporal. Entretanto, não interferem na tireoide, sugerindo que os hormônios tireoideos não estão relacionados à obesidade após a castração.