">Proposta sofre alterações, como a ampliação dos recursos destinados à capacitação profissional dos servidores.

Aprovado o orçamento para 2010

Durante a sessão do Conselho Universitário (Consuni) realizada nesta quinta, dia 14, os conselheiros aprovaram a proposta de orçamento apresentada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3). Os recursos disponíveis para a UFRJ para este ano são da ordem de R$ 235 milhões.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, professor Carlos Levi, explicou que a proposta sofreu algumas modificações. Entre elas, a ampliação dos recursos destinados à capacitação profissional dos servidores, o aumento de verba para a aquisição de acervo bibliográfico, além de mais recursos – no âmbito do orçamento participativo – para o Centro Integrado de Macaé e para o Complexo Hospitalar. “Esse é o conjunto de demandas mais explícitas na proposta revisada para o orçamento de 2010”, destaca Levi.

O conselheiro Agnaldo Fernandes, representante dos servidores técnico-administrativos da UFRJ, reconheceu o esforço da PR-3 em destinar mais recursos para a qualificação do corpo administrativo da universidade. “Ainda não atingimos a nossa meta, que é ter 1% do valor da folha de pessoal voltado para a capacitação dos técnico-administrativos, mas reconhecemos o empenho da PR-3. No entanto, vamos continuar lutando para que essa seja uma política permanente de aperfeiçoamento profissional”, destacou o conselheiro.

Para o reitor Aloisio Teixeira, “discutir o orçamento é uma conquista importante para a universidade porque muda a relação da Reitoria com as unidades”. Teixeira comentou ainda que, desta maneira, o Consuni decide como será o orçamento da universidade. Já a conselheira Diana Maul, membro associado do Centro de Ciências da Saúde (CCS), sugeriu que a universidade apresente o planejamento de gastos do ano seguinte três meses antes do fim do ano.

Moções

Ainda durante a sessão, foram aprovadas duas moções. A primeira, em homenagem à pediatra e fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, que morreu no terremoto ocorrido no Haiti, no último dia 12. Já a segunda, em homenagem à professora emérita da Faculdade de Letras, Cleonice Berardinelli, por ter se tornado membro da Academia Brasileira de Letras.

Cotav

O Consuni se reúne novamente nesta sexta, dia 15, para uma sessão extraordinária em que será votada a proposta de alocação de vagas docentes da universidade. A sessão terá início às 14 horas.