Mais duas empresas no Parque Tecnológico

Nesta terça-feira, 21/12, o reitor Aloisio Teixeira assinou contratos com as empresas Halliburton e Tenaris Confab, para a concessão de uso de área do Parque Tecnológico, na Cidade Universitária. As duas empresas vão construir unidades de pesquisa para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor de petróleo e gás.

Troca de ideias sobre os últimos acontecimentos no Complexo do Alemão

Aconteceu nesta última terça-feira, 21 de dezembro, uma “troca de idéias” sobre os últimos acontecimentos no Complexo do Alemão, coordenada pela professora Ana Clara Torres Ribeiro, responsável pelo Laboratório da Conjuntura Social: tecnologia e território da UFRJ (Lastro).

Ministra inaugura Centro de Referência das Mulheres da UFRJ

A ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, e o reitor Aloisio Teixeira inauguraramxa0 o Centro de Referência das Mulheres Suely Souza de Almeida, vinculado ao Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH).

Divulgadas as notas do Concurso de Acesso 2011

A Coordenação Executiva do Concurso de Acesso aos Cursos de Graduação da UFRJ divulgou as notas do Concurso de Acesso 2011, conforme o edital complementar nº 66 de 1º de setembro de 2010.

Contando infrações

No dia 9/12, quinta-feira, aconteceu o “Seminário Contando Infrações: A Produção de Dados sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei”. O seminário teve como objetivo discutir as potencialidades das informações produzidas por jovens em conflito com a lei, de modo a permitir um melhor planejamento para  lidar com os atos infracionais.

Seminário debate programas de habitação e políticas sociais

O seminário “Microterritorialidades nas cidades”,  realizado entre os dias 13 e 15 de dezembro,  foi organizado pela Escola de Serviço Social e pela Decania do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, com o objetivo de debater a realidade urbana contemporânea e a condição territorial dos pequenos agregados sociais.

HUCFF: 60 anos de projetos e incertezas

Exposição virtual do Banco de Imagens da UFRJ narra, em fotos, um pouco da história da construção do então Hospital das Clínicas da Cidade Universitária, iniciada na década de 1950 e da demolição da Ala Sul do, hoje, Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Implosão abre espaço para novo hospital

Precisamente às 7h deste domingo (19/12), a UFRJ virou uma página da própria história ao implodir a ala Sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. Os 13 andares do HU levaram 20 segundos para cair.

UFRJ debate propostas de uso para áreas reincorporadas

Representantes de diferentes grupos da universidade debateram o uso dos  terrenos outrora ocupados pela casa de shows “Canecão” e o “Bingo Botafogo”,  na última sexta (17/12).


Lançamento do Anuário Estatístico do Rio de Janeiro

A Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) lançou, na última quinta-feira, o “Anuário Estatístico do Rio de Janeiro” e “2010 – Mapa oficial do Estado do Rio de Janeiro”, na Casa de Ciência da UFRJ.