Centro de Tecnologia explica as mudanças no portal da Capes

Em palestra realizada nessa terça-feira (08/12), no Salão Nobre da Decania do Centro de Tecnologia da UFRJ, o bibliotecário Moreno Barros explicou as mudanças e inovações do Portal Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

É na página virtual onde podem ser encontrados documentos e artigos nacionais e internacionais de diversas áreas de conhecimento. Ela passou por reformulações, principalmente no design e no sistema de busca. Para Barros, as mudanças foram todas para facilitar e estimular cada vez mais o uso do portal.

Antes da reformulação, para pesquisar um determinado tema, era preciso selecionar uma revista ou tema específico. O usuário já tinha que ter um conhecimento prévio de onde pesquisar. Agora, a pesquisa está integrada; digitando apenas a palavra-chave, o portal busca artigos em todas as bases e periódicos e apresenta os resultados por ordem de relevância.

“Mesmo que a pessoa não esteja familiarizada com o sistema ela vai conseguir encontrar o que deseja sem se perder”, analisa o bibliotecário do CT, que respondeu a dúvidas dos bibliotecários e pesquisadores.

Foram incorporadas novas seções ao portal, como a ferramenta “suporte” e os links “dúvidas frequentes”, “help desk” e “materiais didáticos”. O design do site está mais limpo e atrativo, facilitando o uso.

Outra inovação que será de grande ajuda para os pesquisadores é a possibilidade que se tem de criar uma conta pessoal para salvar as próprias pesquisas. Após a realização de um breve cadastro é possível para qualquer pessoa deixá-las guardadas no link “meu espaço”. O portal manterá um histórico das buscas feitas por cada usuário.

As novas ferramentas e o portal da Capes continuam sendo de grande ajuda para a pesquisa e desenvolvimento do Brasil, facilitando a troca de conhecimento entre os pesquisadores de diversas universidades. Para Moreno Barros, “o site democratiza o uso de textos para todas as regiões do país, sem que os artigos fiquem restritos a apenas uma biblioteca ou universidade”, conclui o bibliotecário. Para acessar o novo portal da Capes e testar as mudanças, clique aqui.