Reestruturação urbana em debate no Ippur

Evento, que acontece nesta quarta e quinta, terá a presença de pesquisadores brasileiros e mexicanos.

O Auditório do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional(Ippur/UFRJ) recebe, nos dia 2 e 3 de dezembro, o workshop “Cidade do México, São Paulo e Rio de Janeiro: Reestruturação urbano-regional e as transformações nas fronteiras metropolitanas". O evento, organizado pelo Laboratório Oficina Redes e Espaço (LabORE), pretende dar continuidade às discussões desenvolvidas no Seminário Internacional "A expansão da metrópole para além das fronteiras da sua região: continuidade ou ruptura?", realizado em setembro. O auditório do IPPUR fica no 5° andar do prédio da Reitoria. Segue abaixo a programação.

02/12 – Quarta-Feira

Eixo de discussão: México – Brasil: Redes, Reestruturação e Regionalização. Leituras sobre os processos de expansão da metrópole

13h30 – Apresentação

Hector ÁVILA Sanchez

Universidad Nacional Autónoma de México / Cidade do México

"Lo urbano-rural en el estudio de los processos territoriales"

14h30 – Apresentação

Cilene GOMES

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional – IPPUR/UFRJ – Rio de Janeiro/Brasil

“A remodelação do espaço urbano-regional de São José dos Campos na fronteira das regiões metropolitanas do Estado de São Paulo”.

15h30 / 16h30 – Debate

03/12 – Quinta-Feira

9h30 – Apresentação

Enrique PÉREZ Campuzano

Instituto Politécnico Nacional – Cidade do México/México.

"Reestructuración urbano-regional y emigración de Grandes Ciudades. El caso de la Zona Metropolitana de la Ciudad de México".

10h30 – Apresentação

Rainer RANDOLPH

“As fronteiras das metrópoles: Investigações acerca da delimitação da região metropolitana do Rio de Janeiro e das suas modificações recentes”

11h30/12h30 – Debate

12h30 / 14h – Almoço

Eixo de discussão: Especificidades das Fronteiras Metropolitanas: o caso do interior do estado do Rio de Janeiro

14h – Apresentação

Pedro Henrique Oliveira GOMES

“Formas de Expansão Metropolitana: Segunda residência e loteamentos fechados nos 2, 3 e 4 distritos”.

14h30 – Apresentação

Hilton Marcos Costa da SILVA JUNIOR

“Transformações locais e regionais em áreas peri-metropolitanas do Rio de Janeiro: o panorama econômico de Petrópolis e sua articulação com a região serrana”

15h – Apresentação