">De que maneira os recursos da Tecnologia da Informação podem ajudar na Administração Pública?

Palestra do NCE debate Gestão Pública

Para esclarecer os diversos segmentos administrativos sobre os recursos de Tecnologia da Informação (TI), o Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ promoveu, na última quinta, dia 19, o ciclo de palestras intitulado “Tecnologias de Gestão do Conhecimento e Inteligência do Negócio: Como elas podem contribuir para a Gestão Pública?”.

No evento, o professor Ivan da Costa Marques, do Programa de Pós-Graduação em Informática, ressaltou que uma das principais características do servidor público deve ser a transparência, para melhor servir e contribuir com a sociedade.

Já o coordenador-geral do Programa Qualidade Rio (PQR), Luiz Fernando Bergamini de Sá, apresentou ao público o Programa Gespublica, do Ministério do Planejamento e Orçamento, que é voltado para orientar os órgãos públicos, baseado na avaliação continuada da gestão. Ele ressaltou a questão da autoavaliação das instituições: “Nós devemos sempre fazer essa tarefa de autoavaliação, pois, se hoje consideramos que estamos numa boa situação, daqui a seis meses tudo pode estar diferente”, afirmou.

A palestra ainda contou com a presença do professor Pedro Manoel da Silveira, vice-coordenador do NCE. Ele apresentou o projeto UFRJ em Números. Trata-se de uma base de banco de dados que vem construindo indicadores sobre a comunidade acadêmica da universidade com o objetivo de disponibilizar esses elementos aos gestores da universidade.