III Congresso Internacional sobre Biologia de Vibrios

Teve início nessa quarta-feira (04/11), o III Congresso Internacional sobre Biologia de Vibrios, que ocorre de 4 à 6 de novembro, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco, mais conhecido como Quinhentão, da Decania do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ. O evento, que pretende debater os impactos dos Vibrios em todos os aspectos que envolvem a vida da população, tem como organização importantes instituições ligadas à pesquisas nesta área, o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Segundo Fabiano Thompson, um dos coordenadores do evento, o Rio de Janeiro foi escolhido como sede nesta edição, pois os próprios organizadores do evento são da cidade e também desejam promover e concretizar o Rio como uma verdadeira “Cidade Maravilhosa”.

O principal objetivo do Congresso é reunir pesquisadores de todos os países, contando com a presença de mais de 30, entre eles Brasil, México, Estados Unidos, Israel, Índia, Japão, Alemanha, Bélgica, Itália, França, Suíça, Reino Unido e Austrália. Através da troca de idéias, há o desejo de se debater quais são os principais avanços tecnológicos e científicos na área.

O que são víbrios
Presentes em oceanos, rios e lagos, os vibrios atuam como indicadores de mudanças ambientais em meios aquáticos. Apesar de conviver em equilíbrio com o meio ambiente no qual se inserem, algumas espécies de vibrios sofrem alterações estruturais e se transformam em propagadores de doenças que atingem diversos seres vivos, inclusive os seres humanos.

“Os vibrios são organismos modelos na Biologia, portanto, além do debate sobre o microorganismo, temas como taxonomia genética, genômica e virulência de vírus patogênico, mudanças climáticas globais e a dinâmica da cólera, serão tratados no evento”, explica Fabiano Thompson.

Vale destacar que o seminário continua até sexta-feira e é bom lembrar que grande parte dos trabalhos que serão apresentados no Congresso são inéditos, publicados nos últimos meses ou estão em fase de publicação.

Para mais informações e a programação completa do Congresso: http://www.biologia.ufrj.br/vibrio2009/index.html