">Evento ocorre em conjunto com o  “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”.

IV Encontro de ONGs e VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário

A Comissão de Direitos do Paciente do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho promove entre os dias 4 e 6 de novembro o “IV Encontro de ONGs” e o “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”. Os eventos acontecem no hospital universitário e têm por tema “Da formação ao Atendimento – Espaços de Participação do Usuário”.

No dia 4, às 10h, exposições, orientações e outras atividades serão realizadas durante o “IV Encontro de ONGs” na entrada da Triagem. Nos dias 5 e 6 ocorre o “VIII Encontro de Pacientes do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho”, que conta com palestras e mesas de discussão realizadas no auditório Alice Rosa, localizado no 12º andar do HUCFF.

O hospital universitário se localiza na Rua Rodolpho Paulo Rocco, 255, na Cidade Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2562-2188 e e-mail cdp@hucff.ufrj.br.

Confira a programação:

1º Dia – 04/11/2009 – 4ª Feira – IV ENCONTRO DE ONGs

10h – “EXPOSIÇÕES, ORIENTAÇÕES E OUTRAS ATIVIDADES”.
Local: ENTRADA DA TRIAGEM

AAMN – Associação de Apoio à Mulher Portadora de Neoplasia do Rio de Janeiro;
AAPODII – Associação dos Amigos Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais;
GRACO – Grupo de Resgate à Autoestima e Cidadania do Obeso;
Espaço Diabetes;
AMIGOS DO TRANSPLANTE.

2º Dia – 05/11/2009 – 5ª Feira

9h30 – Sessão Solene de Abertura
Prof. Alexandre Pinto Cardoso – Diretor do HUCFF/UFRJ
Local: Auditório Alice Rosa – 12º andar – HUCFF/UFRJ

10h – MESA I – “A Voz do Usuário”
Moderadora: Maria da Conceição Lopes Buarque – Presidente da Comissão de Direitos do Paciente – CDP/HUCFF

Composição da Mesa:
. Maria Bernadete Tavares Soares – Paciente, Voluntária e Membro da CDP/HUCFF
. Maria Cristina de Farias Knackfuss – Membro da CDP/HUCFF
. Helena Warzynski – Membro da CDP/HUCFF
. Laura Maria Lima Dias – Membro da CDP/HUCFF

10h40 – PALESTRA “Relação Médico / Paciente”

Palestrante: Prof. Sérgio Zaidhaft – Presidente da Comissão de Bioética/HUCFF

11h – Debate

12h – Intervalo

14h – MESA II – “Formação do Profissional de Saúde e o Atendimento Humanizado”

Moderador: Prof. Lúcio Pereira Souza – Coordenação da Graduação da FM/UFRJ

Composição da Mesa:
“Direitos do Cidadão” – Palestrante: Mariléia Franco Marinho Inoué – Professora da ESS/UFRJ;
“A Implantação da Residência Multiprofissional” – Palestrante: Marlete Pereira da Silva – Nutricionista do HUCFF
“A Construção do Coletivo como Estratégia de Humanização” – Palestrante: Dr. Alcio Braz – Chefe do Serviço de Saúde Mental do Hospital da Lagoa

16h – Debate

17h – Encerramento