">Já está em funcionamento a Fase I do Laboratório de Engenharia, Aplicação e Desenvolvimento em Instrumentação, Automação, Controle, Otimização e Redes de Campo (Lead).

UFRJ e Petrobras inauguram laboratório na Cidade Universitária

Na última terça, dia 27, o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes) e a UFRJ inauguraram a Fase I do Laboratório de Engenharia, Aplicação e Desenvolvimento em Instrumentação, Automação, Controle, Otimização e Redes de Campo (Lead), instalado na Cidade Universitária.

A inauguração do laboratório reforça a estratégia de desenvolvimento em conjunto de novas tecnologias, o que traz benefícios tanto para as universidades, que realizam suas pesquisas acadêmicas em laboratórios de ponta, quanto para a Petrobras, que ao compartilhar conhecimentos cria competências para superar seus desafios tecnológicos e empresariais.

“Nossa expectativa é que o Lead nos propicie um ambiente onde possam ser criadas, desenvolvidas e experimentadas novas soluções”, afirmou Hamilton Romanato Ribeiro, coordenador do Lead, durante a solenidade ocorrida no auditório da Coppe/UFRJ, no bloco G do Centro de Tecnologia. Segundo o coordenador, será um ambiente que pode contribuir na formação de novos profissionais que vão atender tanto as necessidades da Petrobras, quanto as do mercado.

O laboratório instalado em um prédio de 150 metros quadrados, disponibilizado pela UFRJ, tem como principal atribuição identificar e explorar rotas tecnológicas, desenvolver conhecimentos e avaliar tecnologias voltadas para o setor de petróleo e gás. Para Liu Hsu, professor do Programa de Engenharia Elétrica da Coppe/UFRJ, “o Lead terá a função de dar suporte às atividades de avaliação e tecnologia nas áreas de instrumentação, automação e controle”.

Para Hamilton Ribeiro, “o Lead pode dar uma contribuição decisiva para o desenvolvimento da Petrobras, da indústria, da própria universidade e, por consequência, do país”.

A Fase II do Lead, atualmente em pré-licitação para construção, ocupará uma área de 1.800 metros quadrados no Parque Tecnológico da UFRJ, onde já existe, desde 2003, o LabOceano, resultado de parceria bem-sucedida entre a Petrobras e a Coppe/UFRJ.