Imagem, identidade e território num mundo em rede

Com o objetivo de debater temas, metodologias e modos de trabalho dos grupos que compõem a Rede, o segundo Simpósio Imagem e Identidade e Território (SIIT II) será realizado dos dias 4 a 6 de novembro, na Casa da Ciência (UFRJ).

Os palestrantes analisarão a produção recente dos grupos que estão na Rede, tendo como foco problemáticas identitárias e territoriais. Tal produção será interpretada por meio de sua linguagem nas formas falada, escrita e imagética, compreendidas como campos discursivos de criação, interpretação e comunicação. A contraposição entre o cinema, a literatura analítica e a de ficção, e a música com temáticas nacionais, regionais e urbanas será explorada.

O evento é promovido pela Rede Imagem e Identidade e Território (RIIT), composta por quatro grupos universitários de pesquisa, entre eles o Grupo de Pesquisa Modernidade e Cultura (GPMC) do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Os outros grupos são da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidad Mayor de San Andres (UMSA), de La Paz, Bolívia.

As palestras ocorrerão de manhã, das 9h às 13h, e à tarde, das 14h30 às 18h30. A Casa da Ciência fica no campus da Praia Vermelha, rua Lauro Müller, 3. A programação completa pode ser encontrada no site http://www.gpmcippur.net/websiit/siit_programacao.html.