">Projeto “Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação”, da Secretaria da Educação Superior, pretende mudar denominações, conteúdos e perfis na formação superior.

Consuni cria comissão para análise de projeto da Sesu/Mec

Nesta quinta, dia 22, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a criação da comissão para analisar o projeto “Referenciais Nacionais dos Cursos de Graduação”, da Secretaria da Educação Superior, vinculada ao Ministério da Educação (Sesu/MEC). A proposta, que pretende mudar denominações, conteúdos e perfis na formação superior, estava aberta a consulta pública. No entanto, segundo o conselheiro Carlos Bernardo Vainer, o texto não foi suficientemente divulgado. “Um projeto desta magnitude precisa de amplo debate e atinge diretamente à autonomia universitária”, criticou.

A pró-reitora de Graduação (PR1), Belkis Valdman, lembrou que alertou os coordenadores dos cursos para a consulta e que, pela importância do tema, o Conselho de Ensino de Graduação (CEG) também já havia designado uma comissão para se posicionar sobre o caso. “São mais de 140 graduações e, neste caso, o contato do MEC não foi feito com a universidade, mas diretamente com os coordenadores dos cursos”, explicou Belkis, lembrando que o projeto atinge cursos das áreas de Ciências Exatas e da Terra, Comunicação, Artes e Humanidades.

Ao final, os conselheiros aprovaram a criação de comissão mista com membros do Consuni e do CEG, que terão os nomes indicados pela Reitoria.