Pesquisa analisa recém-nascidos de baixo peso

O trabalho “Perfil clínico de uma população de recém-nascidos com peso ao nascimento menor que 1500 gramas” foi apresentado na última terça (6/10), no auditório da Farmacologia no Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ, durante a XXXI Jornada de Iniciação Científica (JIC). Segundo a autora Alice Rodrigues, aluna de graduação da Faculdade de Medicina (FM), trata-se de um estudo observacional descritivo, realizado na Maternidade Escola da UFRJ.

A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Pediatria e Puericultura Martagão Gesteira (IPPMG) da UFRJ e da Maternidade Escola. Foram analisados bebês prematuros internados na UTI neonatal, no ano de 2006. Para a coleta de dados, realizou-se investigação dos prontuários. Ficou relatado que 46 por cento dos recém-nascidos apresentavam extremo baixo peso, abaixo de 1000 gramas, enquanto o restante demonstrava muito baixo peso, considerado de 1000 a 1500 gramas.

De acordo com Alice, concluiu-se que as frequências descritivas de peso, idade gestacional e adequação de um desses índices ao outro podem ser explicadas pelo pré-natal de alto risco. Isto muitas vezes compromete o peso fetal e determina o parto prematuro. Entre as análises, os resultados são de 28 por cento de óbitos, 68 por cento de alta hospitalar e um índice de quatro por cento de transferências.