Os benefícios dos robôs bípedes para a sociedade

A tecnologia de robôs bípedes demonstra ter  forte potencial para ser usada em larga escala e trazer benefícios à sociedade. Essa foi a ideia apresentada por Yuri dos Santos Mota nessa quarta, dia 7, durante a XXXI Jornada de Iniciação Científica. No trabalho, o estudante do quinto período de Engenharia Mecânica utilizou diversos exemplos para comprovar o quanto essa tecnologia pode influenciar em um futuro próximo.

Um dos principais focos na construção de robôs bípedes é a tentativa de reprodução precisa dos mecanismos do corpo humano. “O Toyota I-foot é um exemplo de robô bípede que através da recriação fiel de movimentos humanos pode auxiliar deficientes físicos. É projetado na forma de um exoesqueleto que, em curto prazo, poderá ser usado para dar maior mobilidade em caminhadas e outras atividades”, explica Yuri, orientado em seu trabalho pelo professor Armando Carlos de Pina Filho.

Mesmo acreditando que a inserção dos robôs bípedes na sociedade possa trazer melhoras na qualidade de vida da população, Yuri ressalta que o uso dessa tecnologia ainda é limitado ao setor de entretenimento. “O Sony Q-Rio representa um grande avanço nesta área, pois é o primeiro robô capacitado a correr, dançar e saltar. Além disso, possui reflexos parecidos com os dos humanos e a capacidade de se comunicar, o que o torna um ‘brinquedo’ muito interessante.”

Para medir o potencial do Sony Q-Rio, pesquisadores o colocaram em uma escola com crianças ainda incapazes de distinguir o que é robô. “Os resultados mostraram que elas reagiam melhor ao Sony Q-Rio quando ele estava programado no módulo autônomo, reagindo a toques, se comunicando. As crianças o tratavam com cuidado e carinho. No ambiente também foi colocado um robô de brinquedo simples, que foi tratado com indiferença”, relatou Yuri.

O estudante acredita que o desenvolvimento da tecnologia em robôs bípedes pode levar a mudanças significativas na sociedade. “Em um futuro próximo, esses robôs poderão ser utilizados em serviços, realizar tarefas e até mesmo ocupar empregos em setores como manutenção, limpeza e segurança”, finalizou.