Análise dos jovens no mercado de trabalho do Rio de Janeiro

Com o objetivo de aprofundar a análise da distribuição socioespacial da população jovem do município do Rio de Janeiro, o aluno de Geografia Francisco Costa Benedicto Ottoni apresentou, nessa terça-feira (6/10), uma análise comparativa dos dados ocupacionais dos jovens na faixa dos 15 aos 24 anos no mercado de trabalho
.
O trabalho, orientado pela professora Olga Maria Schild Becker, foi apresentado na sala 2 da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza como parte da XXXI Jornada de Iniciação Científica da UFRJ. O autor explicou por que decidiu analisar a população jovem: “A escolha desse perfil de 15 a 24 anos se fez por ser uma faixa etária de transição da escola para a universidade e para o trabalho. E muitas vezes os jovens não têm qualificação e nem experiência de trabalho.”

No Rio de Janeiro, a população de 15 a 24 anos representa 17,38% do total do município e 56% desses jovens são parte do grupo chamado população economicamente ativa (PEA), indivíduos que trabalham e contribuem para a economia da região. Os dados encontrados por Francisco Ottoni mostram  maior concentração dos jovens cariocas empregados no setor de serviços.

Analisando por regiões, é visível a diferença de qualificação e maior importância do cargo ocupado. Os jovens que ocupam cargos de maior importância residem majoritariamente na região da Barra da Tijuca e na Zona Sul. Já a maior parte dos jovens empregados residentes em outras áreas da Zona Oeste ocupa cargos na produção de bens materiais e serviços industriais. O estudo também reportou que 49% desses jovens trabalham com carteira assinada e 14% são trabalhadores autônomos.