Secreção do hormônio do crescimento (GH) em ratas Winstar

Como parte dos trabalhos apresentados na Semana da Jornada de Iniciação Científica, foi apresentado, nesta terça-feira (06/10), no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, o trabalho “Secreção do hormônio do crescimento (GH), induzida pelo exercício em ratas Winstar”. O trabalho tem como autores os alunos João Paulo Albuquerque, Ruy Neto, Diogo de Freitas e Igor Rangel, da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

Na apresentação foi mostrado que o exercício físico é um potente estímulo fisiológico para a secreção de GH em humanos; entretanto, em pessoas obesas, idosos e mulheres na pós-menopausa, a secreção é diminuída. Durante a menopausa, há diminuição dos esteroides femininos, bem como aumento da massa adiposa, o que pode estar relacionado com a diminuição da secreção de GH.

O hormônio tireoideo T3 é fundamental para a síntese de GH em ratos e humanos, e sua concentração na hipófise é controlada pela atividade da Iodotironina Desiodase, tipo 1 (D1), que é capaz de converter a Tiroxina (T4) em T3.

Estudos conduzidos pelo grupo de alunos demonstraram que o treinamento físico por oito semanas foi capaz de aumentar a atividade da D1 hipofisária, resposta não encontrada quando os animais foram ovariectomizados. Poucos autores investigaram as respostas do GH estimuladas pelo exercício em ratos.

Ratas Winstar  foram submetidas a um protocolo de exercícios: 20 minutos de corrida na esteira, a 75% da capacidade aeróbia máxima (CAM). O objetivo da pesquisa é avaliar a curva de secreção de GH, após exercício de esteira em ratos.