Aluno da UFRJ ganha prêmio de Iniciação Científica

Anderson Guimarães Baptista Costa foi o vencedor da sétima edição do Prêmio Destaque do Ano em Iniciação Científica, categoria Ciências da Vida. Aluno do oitavo período de Ciências Biológicas da UFRJ, Anderson   realizou uma pesquisa sobre a leshmaniose, doença que assola 88 países ao redor do mundo. Com o título “Promastigotas de Leishmania amazonensis induzem e são mortas pelas redes extracelulares de neutrófilos”, o trabalho foi orientado pela professora Elvira M. Saraiva e chamou a atenção dos jurados, sendo agraciada na categoria Bolsa de Iniciação Científica.

A premiação tem entre seus objetivos reconhecer os trabalhos realizados por bolsitas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Além disso, o prêmio visa ainda dar destaque à instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Na categoria Mérito Institucional, a vencedora foi a Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), como a instituição com maior índice de egressos titulados na pós-graduação em cursos reconhecidos pela CAPES.

O concurso foi dividido em três áreas de conhecimento, cada uma com sua própria Comissão Julgadora: Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A cerimônia de entrega do prêmio será realizada no dia 19 de outubro, durante a  abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.