“Música no Fórum” apresenta recital com vencedores de concurso

O Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ promoveu, nesta segunda-feira (14/09), um recital com os vencedores do III Concurso Nacional Jovem Destaque, desenvolvido pela série Música no Fórum. Os estudantes de piano Fernando Vago Santana e João Elias Soares, dois dos quatro alunos contemplados pelo concurso, participaram do evento, realizado no Salão Dourado do FCC, no Campus da Praia Vermelha.

Realizado desde 1999 pelo FCC, o Música no Fórum completa 10 anos em 2009. Apresentando especialmente músicas de concertos, o projeto tem como foco a interpretação de músicas de renome nacional e internacional por jovens musicistas talentosos, abrangendo obras que vão desde a Idade Média até a Música Contemporânea.

Ganhador também do prêmio na categoria revelação, João Elias, aluno da Escola de Música da UFRJ, ressaltou a importância de concursos como esse para quem está começando na profissão. “A gente recebe um estímulo muito grande dentro da universidade, porque estamos no início de nossa carreira artística. É uma oportunidade muito boa, não só para a formação como músico, mas também como pessoa”, afirmou.

Para Fernando, que atualmente cursa bacharelado em Música na Faculdade de Música do Espírito Santo, o que se espera do meio acadêmico são iniciativas como a do Música no Fórum. “Em um país que não sabe valorizar a cultura erudita, a faculdade torna-se o local mais propício para ações nesse sentido, que valorizam a música clássica. Foi um privilégio poder participar de um evento como esse”, concluiu.

Nos dias 19 de outubro e 09 de novembro, respectivamente, será a vez dos outros vencedores, Luciana Fantini e Antônio Guimarães Neto, ambos pianistas também, apresentarem seus recitais.