Palestra discute a obesidade como problema de saúde pública

A professora Glória Valéria Veiga, do Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ), ministrou na quinta-feira (03/09) a palestra “A obesidade:um problema de saúde pública?”. A apresentação, que foi aberta ao público, ocorreu no Anfiteatro Nobre do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Martinho da Rocha (IPPMG/UFRJ), na cidade Universitária.

“Por definição, obesidade é o excesso de gordura no organismo que traz prejuízo a saúde”, esclarece Glória sobre como se diagnostica a obesidade. Ela falou sobre os processos de medição do índice de gordura corporal de uma pessoa e sobre como classificar, a partir desse índice, a obesidade. “É considerado obeso um homem com gordura corporal acima de 25% e mulheres acima de 33%. Não existem pontos de corte para se classificar a obesidade de crianças e adolescentes, é preciso levar em conta a curva de crescimento.”

Levando em consideração que os métodos para a medição da gordura corporal são caros e complexos, foi desenvolvido um meio mais simples, calculado a partir da relação entre a altura e o peso da pessoa (altura²/peso), chamado IMC – Índice de massa corpórea. O IMC é considerado um bom índice antropométrico porque tem uma boa correlação com a gordura corporal. O IMC acima de 25 classifica sobrepeso e o acima de 30, obesidade.

A partir da análise desses índices é possível realizar pesquisas e estudos que possibilitem compreender melhor o perfil da população em relação ao peso. No Brasil foram feitos estudos nessa área entre os anos de 1970 e 2008. Levando em consideração os estudos dos anos de 2002 e 2003, Glória afirma que “o excesso de peso, ou sobrepeso, caracterizado como IMC acima de 25 está em 40% da população”, o que caracterizaria a obesidade como um problema de saúde pública, já que sua prevalência está muita alta na população. O problema do aumento da obesidade, segundo a professora, é uma questão global, já que houve aumento da obesidade na maioria dos países pesquisados.

Para se combater a obesidade, segundo a palestrante, é necessário que se estudem os fatores que a proporcionam. Glória os classifica como: fatores genéticos, diminuição da prática de exercícios físicos, mudanças nos hábitos alimentares que levaram ao aumento considerável de ingestão de açúcares, fatores socioculturais e a obesidade que nasce como consequência da desnutrição.

O evento fez parte do ciclo de palestras “As quatro estações”, promovido pelo Centro de Estudos Professor Martinho da Rocha, do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG/UFRJ).