Abertura do I Ciclo de Integração Administrativa

Evento "é uma vitória da universidade", ressaltou o reitor Aloisio Teixeira.

O ano de 2009 foi escolhido pelo Governo Federal como "Ano Nacional da Gestão Pública". Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) organizou o I Ciclo de Integração Administrativa da UFRJ, que teve início nesta terça, dia 21, no Centro Cultural Horácio de Macedo, o Roxinho.

A abertura oficial do Ciclo foi aberta pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Levi, que apontou o evento como mais um braço da expansão acadêmica pretendida pela universidade. Ele salientou “a importância de o evento resultar na implementação de uma administração mais apoiada pelas novas tecnologias".

Presente à cerimônia, o reitor Aloisio Teixeira destacou que o evento tem um significado especial para a UFRJ. "Ele é uma iniciativa que partiu de um grupo de funcionários da PR-3, que sentiu a necessidade de realizá-lo.” Teixeira também citou as peculiaridades de uma universidade, em contraste a uma empresa privada. Segundo o reitor, a universidade tem como finalidade a produção de conhecimento e não o lucro. “Essa iniciativa tem o espírito universitário. É uma vitória da instituição”, finalizou.

Seguindo o propósito do evento de discutir a administração, especialmente a pública e das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a primeira palestra foi ministrada por Luiz Fernando Bergamini de Sá, coordenador executivo do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). Bergamini falou sobre o potencial econômico do Brasil e do Rio de Janeiro, frisando a necessidade de a UFRJ fazer parte deste contexto. “É fundamental que o corpo discente atue no reconhecimento dos erros e no excesso de burocracia existentes na UFRJ, pois são os estudantes quem vivem o dia a dia da administração pública. É necessária uma constante autoavaliação para o aprimoramento”, opinou.

A palestra que fechou a primeira parte do dia inaugural do evento foi ministrada por Júnia Lagoeiro, assessora do Ministério da Educação (Mec). Ela falou sobre o planejamento da pasta, citando os Planos Plurianuais e como o Ministério elabora, planeja e controla esses programas.