Cláudia Motta e Pedro Manuel da Silveira assumiram, respectivamente, os cargos de coordenadora e vice-coordenador do núcleo. ">Cláudia Motta e Pedro Manuel da Silveira assumiram, respectivamente, os cargos de coordenadora e vice-coordenador do núcleo. ">

Nova coordenação no NCE: inovar é a ordem do dia

Inovar. Essa será a palavra de ordem da nova coordenação do Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da UFRJ, empossada na tarde de quarta-feira (dia 8), em cerimônia realizada no salão Nobre da Decania do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Cláudia Motta e Pedro Manuel da Silveira assumiram, respectivamente, os cargos de coordenadora e vice-coordenador do núcleo.

Ageu Cavalcanti Pacheco Júnior, ex-diretor do NCE, se despediu do cargo com um discurso em que relembrou alguns momentos da história da unidade, que inicialmente era o departamento de Cálculo Científico da Coppe e, em 1967, passou a ser autônoma. O professor pontuou também atividades realizadas pelo núcleo, como o cadastro de todos os estudantes da universidade desde 1971.

O NCE passou por um período turbulento nos últimos anos. Ageu enfrentou problemas durante a sua gestão, em função, principalmente, de dívidas do NCE com a Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB), mas, em contrapartida, promoveu avanços ao aprovar um regimento para a unidade suplementar. Durante sua fala, o professor enfatizou a qualidade dos cursos lato sensu e de mestrado, além de apontar a necessidade de a nova gestão lutar pela implementação do doutorado.

Para Pedro Manuel da Silveira, recém-empossado vice-coordenador, o Núcleo terá três metas principais: inserir-se na UFRJ e na sociedade, arregimentar nova força de trabalho e abandonar práticas que, por serem antigas, já não se encaixam no perfil da unidade. “O NCE tem um grande passado; agora, ele precisa de um grande futuro”, disse.

Compartilhando dessa visão, a coordenadora Cláudia Motta assegurou que sua posse representa “o início de um novo NCE”. Cláudia afirmou ser objetivo da nova gestão reforçar parcerias e convênios com as pró-reitorias e com os diferentes institutos da UFRJ. “Temos um grande desafio pela frente. Precisamos trabalhar em equipe. E sabemos que é preciso dedicação e investimento no treinamento dessa equipe. Cada um tem que estar disposto a dar o melhor de si. Isso demora, por isso peço a paciência de todos aqui”, pontuou.

No encerramento da cerimônia, o reitor Aloísio Teixeira saudou a nova diretoria e salientou a necessidade de os setores ligados à Informática da universidade pensarem de forma integrada. “Temos que reconstruir o NCE dentro de novos formatos”, ressaltou.