">Autora de Fritz Feigl: atualidade de seu legado científico é a professora titular aposentada da UFRJ e engenheira química Aïda Espínola. Cerimônia aconteceu na última quarta, no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ).

Legado de Fritz Feigl vira livro

A professora titular aposentada da UFRJ e engenheira química Aïda Espínola lançou nesta quarta, dia 1° de julho, no auditório do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe/UFRJ), o livro Fritz Feigl: atualidade de seu legado científico, o nono da pesquisadora. Na publicação, a autora faz um levantamento sobre o legado e a obra de Fritz Feigl, um dos maiores impulsionadores de pesquisas químicas no Brasil.

“Há muitas publicações dele no país e no exterior. Porém, o mais importante é que suas pesquisas são representativas até hoje. Essa semana, no Instituto de Química da UFRJ, houve um evento sobre o Luminol, que é baseado numa reação dele. É uma substância estratégica para solução de crimes, já que identifica resíduos de sangue mesmo em roupas lavadas, o que é muito valioso”, afirmou Aïda.

A autora foi homenageada com a inauguração da sala Aïda Espinola, no Espaço Coppe, Bloco I, do Centro de Tecnologia da UFRJ. Estiveram presentes no lançamento do livro, o diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa, a diretora do Instituto de Química, Cássia Turci, o diretor acadêmico da Coppe, Walter Watanabe, o decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Suemtitsu, o diretor da Escola Politécnica, Ericksson Almendra, além de ex-alunos e colegas da professora.

A publicação é uma parceria entre a Coppe e o Instituto de Química, e foi inspirada na sugestão de um ex-aluno da professora. “Ele me disse: ‘O conselho de pesquisa vai lançar uma série com 20 livros valorizando a história da ciência. A senhora tem que escrever um.´ E eu escrevi, mandei para lá, mas a série não foi publicada. Então resolvi melhorar, aprofundar mais o assunto, e depois lançar o livro.”

Aïda Espínola é um dos nomes mais respeitados da Química no Brasil. Professora e pesquisadora da Coppe e do Instituto de Química da UFRJ, orientou 13 teses de mestrado e doutorado, além de ter escrito mais de 150 artigos para periódicos científicos. Agora, lança mais uma obra, que se junta a seus oito livros já publicados.