Abertas inscrições para bolsas de mestrado e doutorado direcionadas a estrangeiros

As inscrições para a seleção do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG) já estão abertas. O edital é uma parceria do Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC), com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa à capacitação de estrangeiros, oriundos da América Latina, Caribe e África, com bolsas de mestrado e doutorado.

O objetivo da seleção é conceder as bolsas visando o aumento da qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural, Educacional e de Ciência e Tecnologia. Essas bolsas serão concedidas em todas as áreas de conhecimento nas quais existam programas de pós-graduação que emitam diplomas de validade nacional.

Poderão participar da seleção cidadãos dos países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém Acordo de Cooperação Cultural, Educacional ou de Ciência e Tecnologia, que não possuam visto permanente no Brasil e, no caso de ter sido estudante do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), comprovar ter permanecido no país de origem por, pelo menos, dois anos após ter obtido o diploma brasileiro.

A duração das bolsas concedidas serão de dois anos para Mestrado e de quatro anos para Doutorado. A divulgação dos resultados sairá em dezembro de 2009 e as atividades acadêmicas começam em Março de 2010.

Serão 54 países participantes do PEC/PG, sendo 29 países da África, Ásia e Oceania e 25 países da América Latina e Caribe . As inscrições deverão ser feitas até o dia 31 de Julho por meio do preenchimento do Formulário de Inscrição on-line.

Confira o edital na íntegra aqui.